Resenha#24 - Mal Intencionados - Geyme Lechner


Mãe e filho são vitimas das próprias emoções, que em momentos se confundem com amor, outros, com insegurança e obsessão. Depois de ser abandonada pelo marido, Ana protagoniza uma série de escândalos. Tomás ainda é uma criança, mas já sabe que a existência do pai é um obstáculo em sua vida que precisa ser eliminado. Ele padece de um amor descomunal por sua mãe, e quer se casar com ela... O que uma mulher vingativa é capaz de fazer quando é abandonada pelo marido? Pode uma criança ser inocente e vilã ao mesmo tempo? Um pederasta é presa da fé, do preconceito e do perigo de conviver com ele mesmo. Ambientado no Brasil, Mal intencionados despe as máscaras dos personagens, e deixa a loucura que habita em cada um deles, exposta. Um romance em tempos de violência. ...E você, qual máscara usa?
A princípio Mal intencionados era um tipo de leitura totalmente diferente do que estou habituada a ler, vocês leitores bem sabem que não dispenso um bom romance hot, mas esse livro em especial chegou justamente em uma ocasião que eu questionava tudo e todos os porquês da vida (não sei se me entendem, mas cada um passa pelo menos uma vez por esse momento) e boa parte disso deve-se a sociedade em que vivemos, a moral nos altos e baixos, o justo e injusto, o certo e o errado.  Pode não parecer inteligível mas o que quero dizer é que me apeguei a leitura como expectadora de algo real e Mal intencionados me surpreendeu mais pelo fato de abordar assuntos polêmicos, numa mistura de eventos muitas vezes "mascarados" pela sociedade.
Os personagens são fortes no sentido de impactar com seus pensamentos e ações resultados de uma convivência chocante nos mostrando seus piores lados e também melhores, embasados em suas trajetórias de vida e caminhos escolhidos definindo a formação de seu "eu"(acho que estou falando feito psicóloga..rsrs). Resumindo: Houve vários momentos em que eu duelava com eles, suas intenções e seus pontos de vista, pois nós sempre queremos que as pessoas em geral sigam o caminho do bem só que as vezes não é o que acontece, e isso está presente a toda hora na leitura, mas que por detrás sempre há um porquê.  A Geyme soube explanar muito bem, e o melhor: ela não tem papas na lingua, nem tenta amansar certos acontecimentos, a narrativa se torna impactante, mas ao mesmo tempo real, deixando o leitor intrigado e envolvido.
Ao mesmo tempo que ele lutava contra a verdade sobre si mesmo, que ele era incapaz de fazer amigos, queria sensibilizar a mãe, fazendo-a desistir de ir mais além, por meio de uma dúvida que o rebaixasse ao fracasso. Sabia que a mãe o defendia de tudo e de todos, inclusive de si mesmo.
Eu adorei a trama, a autora conseguiu, a partir de algo simples, no caso a estória de uma família simples, tornar algo tão profundo e ousado retratando em 3º pessoa as intensões de cada personagem, que nem sei bem como transmitir em palavras a sensação que tive. Só sei que alguns se sentirão meio incomodados pela abordagem direta e sem delongas, podendo haver afrontas  que não estão acostumados a aceitar ou acreditar, ou até mesmo fechar os olhos, já outras porém como eu irão se envolver completamente.  É um livro que eu recomendo muitíssimo!

Fiquem ligados pois breve postarei promoção de Mal intencionados e Book tour pra quem quiser conhecer a obra de Geyme.

25 Comentarios:

Unknown disse...

nossa, uau :)

Erica Lopes disse...

Oi, Amanda!
Não conhecia o livro, gostei da sinopse!
Ótima resenha ^^

Beijos

Fabi disse...

Oi Amanda!
Eu vou participar da promo com certeza,gosto de livros que nos fazem questionar,o mundo e as vezes nós mesmos levantando assuntos relevantes em uma sociedade.
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com

@ Moda e Eu. disse...

Uau!
Não faz muito meu estilo mais parece legal!
:D

Baciio!

Pollyanna Campos disse...

Já é a segunda resenha positiva que leio sobre esse livro. Mais uma vez me pego com vontade de lê-lo e o farei assim que surgir uma oportunidade. Ver que você deu cinco estrelas - depois de tantos elogios - me deixou ainda mais curiosa ^^" Parabéns pela resenha ;D


Beijos
@PollyanaCampos
entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

Ana Luiza Ferreira disse...

Oi,

que resenha maravilhosa amiga!! Fiquei doida para ler o livro! Gosto do histórias que exploram os lados e sentimentos mais profundos de um personagem!

Bjs

Rafaelle Vieira disse...

Oi Amanda!
É um livro impactante! Não conhecia e fiquei muito interessada quando li a sinopse, me lembrei de quando estudei Freud e o Complexo de Édipo. Acho que esse livro é uma ótima leitura. Parabéns pela resenha! ;)
Beijos.

Rafa{Fascinada por Histórias}

Nana Barcellos disse...

Hey Amanda!
Ah eu sou uma que fica questionando todos os porquês da vida haha
E curti a capa desse livro! E ele parece ser bem forte.. por causa dessa relação de mãe e filho, né?
Parabéns pela resenha.

Nana - Obsession Valley

Elaine Borges disse...

"Os porquês da vida", eu não diria que eu passo por esse momento, eu vivo ele diariamente.
"acho que estou falando feito psicóloga..." adorei isso.
Algumas coisas pelo fato de serem simples não damos muita importância, mas tem pessoas que transforma o simples de uma forma, como você mesma falou, que não tem como expressar em palavras.
Eu quero participar do Book tour, por favor me avise quando começar.

Beijo.

Larissa Canziani disse...

adorei.
Te espero: http://larissacanziani.blogspot.com.br/
Participe dos sorteios :)

Books, Friends & News disse...

Nossa que livro forte!!!! Acho que no momento não consigo ler esse tipo de tema, mas é bom saber, no futuro é uma ótima leitura, e ainda de qualidade.

The Lazy Girls disse...

Oi Amanda ^.^ Eu pirei nessa capa, sei lá porque, ela é tão linda (: Eu pensava que era um livro hot, acho que pelo nome mas eu não podia ta mais enganada kk Parece o meu tipo de livro, eu adoro livros assim diferentes, com personagens reais e fortes ^.^ fiquei muito interessada no livro!

Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

-MicaScarcella

Unknown disse...

Pela sua resenha,deu para perceber que o livro é bem impactante mesmo,com situações um tanto fortes! Fiquei interessada pelo livro ^^

beijos

strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

Gih Pinheiro disse...

Nossa, não conhecia (novidade...kkk), diferente.
Adorei a resenha!!
Beijooos

Gih
http://kastmaker.blogspot.com/

Nessa disse...

Olá!
Fiquei interessada no livro.
Hum, já passei e as vezes ainda passo por estes momentos!!

Bjinhs*
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Leandro de Lira disse...

Oi!
Nossa, fiquei muito interessado no livro. Gosto muito de livros assim, que não medem palavras ou esforços para expor o que acham ou pensam.
Parabéns pela resenha!
Abraço!

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com

David Costa disse...

Só pela sinopse já pude ver que vou gostar deste livro. Algo Vingativo? MEDO E ADORO rsrs.

Adorei a Resenha ^^

David - Leitor Compulsivo

fabdosconvites disse...

Oi Amanda, o post só reforçou minha vontade de ler este livro e pode ter certeza que ficarei atenta para poder participar do book tour.
Bjs, Rose.

Grazy Carneiro disse...

Oie,
Não conhecia esse livro, ou pelo menos não lembro de ter lido sobre ele.
Complexo de Édipo? Acho que esse livro passa uma história um tanto marcante não é!? Fiquei curiosa para saber o que acontece com o menino.
Beeijoo!!

Grazy
meusantidotos(blogspot)

Lauri Brandão disse...

Olha achei super interessante essa sinopse e a resenha.
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei bem interessada.
Saiba se seu blog já foi plagiado.
Passa lá!
Manuscrito de Cabeceira
Bjs.

Juliana Pires disse...

Eu não conhecia a história, e nossa, achei bem interessante, vou adicionar na minha lista de leitura.

Beijokas

Laisy Rebelo disse...

Super amei a resenha. Adoro livros impactantes e que te faça questionar todo o tempo. Muito legal. Estou participando da promo. Vai que ganho né?! *-*

Um super beijo!

www.perdidasnabiblioteca.com

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Eu não entendi esse livro direito a mãe casa com o filho???affs to meio lerda hoje...hauhah...se for realmente isso não sei se vou querer ler não...ehehe.
bjsss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Camila Monteiro disse...

Caraca que leitura tenda deve ser. Acho que mais uma vez hj me deixou curiosa hehehehe

Denise Simino disse...

Que sinopse e resenha tensos!! Para um assunto como esse a autora tem que saber levar o leitor mto bem, ou ele abandona o livro. Fiquei com mta curiosidade pra saber como a autora vai lidar com o tema.

Bjus, @dnisin
http://diamanteliterario.blogspot.com.br/20